Seja bem vindo(a)!

Minha foto
Bragança Paulista, SP, Brazil
Blog de temática LGBT

sábado, 16 de maio de 2009

17 de maio - Dia mundial de combate à homofobia

Manifestantes formam a palavra Love em Singapura


Sequência de fotos em que Nikolai Alekseev é preso neste 16 Maio mais uma vez tentando promover a Parada LGBT em Moscou



Fotos: Agência Reuters.

O Dia Mundial de Combate à Homofobia será celebrado neste Domingo, 17. A data foi escolhida porque foi em 17 de maio de 1990 que a assembleia geral da Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, alegando que "a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão". Para celebrar a data, grupos LGBT e de defesa dos direitos humanos vão promover uma série de atividades Brasil afora.

Confira:

São Paulo
A Marcha Contra a Homofobia, promovida pela APOGLBT, Centro de Referência da Diversidade (CRD) e Coletivo de Feministas Lésbicas, será realizada na segunda, 18. O povo vai se encontrar em frente ao Centro de Referência da Diversidade (Rua Major Sertório, nº 292 - Metrô República) às 14h30. A marcha segue em direção à Câmara dos Vereadores onde será proclamado o Manifesto Contra a Homofobia.

Rio de Janeiro
No sábado rola sessão especial do projeto "Vamos Ver", quando serão exibidos no Castelinho do Flamengo vídeos sobre homofobia e cidadania. O jornalista Jean Wyllys e a cineasta Karin Diniz participam de um debate.

Já no domingo, 17, tem Caminhada contra Homofobia e Pela Paz, com concentração às 15h na Rua Vieira Souto com Vinicius de Moraes, em Ipanema. Também no domingo rola festinha pelo Dia Mundial de Combate a Homofobia, promovida pelo grupo Arco-Íris na boate 1140, na Praça Seca.

Contando com seminários e mesas-redondas durante toda a semana, as comemorações no Rio só terminam na sexta, 22, com uma festa em comemoração pelas 40 mil adesões à Campanha Não Homofobia, que será realizada no Centro do Teatro do Oprimido, na Lapa.

Pernambuco
O grupo Leões do Norte fazem manifestação na praia de Boa Viagem, no Recife, no domingo. A concentração será em frente ao antigo hotel Savaroni, a partir das 9h. Às 17h, a entidade promove um ato de conscientização sobre a data na praça do Marco Zero, no Recife Antigo. A ação pretende chamar atenção para os altos índices de assassinatos de homossexuais no Estado.

Minas Gerais
Em BH tem ato público na Praça 7 no domingo, visando esclarecer a população sobre a importância do 17 de maio.

Uberlândia será palco da segunda etapa do Encontro Regional Minas sem Homofobia, iniciativa do Centro de Referência de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros nos dias 16 e 17 de maio. O evento servirá para que a população LGBT do Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba possa expressar seus anseios e contribuir para que o estado livre-se do preconceito.

Amapá
No domingo tem batucada e ações de conscientização na Praça Zagury, na capital. A Universidade Federal do Amapá segue durante a semana realizando atividades de temática LGBT. Na quarta tem Conferência Livre de Segurança Pública Feminista e LGBT. Quinta rola o Encontro Escola Sem Homofobia e na sexta, 22, tem Seminário de Extensão Universitária LGBT. As atividades encerram-se no sábado com o curso Homoparentalidade, conjugalidades e novas famílias.

Goiás
O Fórum de Transexuais de Goiás realiza em Goiânia uma oficina sobre homofobia no próprio domingo, durante o Café Prevenção, que rola no Centro de Convivências (Avenida Araguaia, 1025). Serão distribuídos CDs de cantores e músicas LGBTT.

Paraná
Rola panfletagem na feira do Largo da Ordem, em Curitiba, a partir das 11 horas. As ações visando combater a homofobia seguem durante a semana com Audiência Pública na tarde do dia 18, que será realizada na Câmara Municipal de Curitiba. Também na Câmara, mas no dia 19, representantes do movimento LGBT participam da 1ª Conferência Livre de Segurança Pública.

Fonte: Mix Brasil

Visitas Desde 9 Julho 2009/PAÍSES

free counters